Arrecadação dos royalties do petróleo ajuda a desenvolver a economia do Brasil

Economia
ATUALIZADO EM outubro 2019

O petróleo é um recurso natural de grande importância para Brasil e para o mundo. Para ter o direito de explorar o subsolo brasileiro, as empresas (nacionais e estrangeiras) precisam pagar royalties de exploração e produção que são repartidos entre a União, estados e municípios, além de outros tributos federais, estaduais e municipais. Esse dinheiro é destinado à educação, saúde, saneamento básico e novas tecnologias, sendo uma fonte de renda de grande importância para o desenvolvimento e qualidade de vida da população. No período de 2007 a 2017, o Brasil arrecadou R$1,4 trilhão em tributos e participações especiais.

Pensando na importância de fazer a economia brasileira “girar”, a arrecadação dos royalties é uma espécie de compensação à sociedade pela exploração e produção do óleo. Pagos para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), os royalties são repassados aos beneficiários de acordo com os cálculos efetuados pela ANP, conforme estabelecido pelas leis nº 9.478/1997 e nº 7.990/1989.

Os royalties do petróleo são calculados mensalmente e se baseiam em uma fórmula que considera a produção de cada campo, o preço do petróleo no mercado internacional, a taxa de câmbio e a alíquota dos royalties do campo produtor, que pode variar de 5% a 10%. Esse valor é dividido entre a União, os estados e os municípios. Existem também as chamadas “participações especiais” que são cobradas quando há grandes volumes de produção ou grande rentabilidade. A ANP é quem estabelece o preço de referência a ser aplicado mensalmente.

Qual o destino dos royalties?

Atualmente a parcela da União dos royalties totais é de 37%. Contudo, foi criada uma nova lei, Nº 12.734, de 30 de novembro de 2012, que é aplicável apenas aos campos declarados comerciais depois dessa data. Para esses novos campos, dentro dessa Lei, a distribuição estabelece a divisão de 75% desse montante é destinado à educação, enquanto 25% vai para a saúde. Essa fonte de riqueza tem grande impacto não só econômico como social, podendo ser investido em melhorias na qualidade de vida da população.

Como é feita a divisão dos royalties?

Todos os municípios brasileiros recebem participação nos royalties do petróleo. Porém, essa divisão não é feita de maneira uniforme. Os estados e municípios produtores e impactados recebem parte dos royalties convencionais, assim como os municípios situados na mesma região geoeconômica da exploração territorial. Já os municípios litorâneos ganham uma fatia maior devido à proximidade com as plataformas, e os locais com grande participação na produção recebem as chamadas participações especiais.

Os demais municípios recebem apenas pelo Fundo Especial do Petróleo e Gás Natural, o FEP. Esse valor é calculado de duas formas: para cidades do interior, o recurso é distribuído por faixas de população e UF. Para as capitais, a renda per capita e a população são levadas em consideração para o cálculo.