A energia da indústria de óleo e gás para superar a Covid-19

Especiais
ATUALIZADO EM abril 2020

Desde que a pandemia do Covid-19 se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil, uma grande rede de solidariedade foi formada para ajudar a conter o vírus, tratar os doentes, aumentar a produção de testes, apoiar a realização de pesquisas e ajudar os grupos em situação de vulnerabilidade social.

Representante institucional do setor de petróleo, gás e biocombustíveis há mais de 60 anos, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) tem liderado e coordenado as ações do setor, em diferentes frentes, contra propagação da pandemia e no reforço à estrutura de atendimento aos doentes.

“A indústria de óleo e gás quer ser parte de soluções que contribuam para a saúde dos cidadãos, em parceria com os diversos agentes”, afirmou Clarissa Lins, presidente do IBP. Entre as ações coordenadas pelo IBP, está a doação de recursos para construção de hospitais de campanha, para produção de testes e para a realização de pesquisas relacionadas ao tratamento da enfermidade.

Além disso, desde março o setor colocou no ar a campanha “O essencial não vai faltar”, onde a indústria de óleo e gás se solidariza com a sociedade e mostra que está trabalhando, de maneira incessante, para garantir a integridade e segurança das atividades operacionais e continuar prestando os serviços essenciais de suprimento de combustíveis, gás e insumos à população brasileira.

A campanha traz depoimentos de trabalhadores em atividade, desde à exploração e produção à distribuição de derivados de petróleo. O setor de óleo e gás ocupa o terceiro lugar no ranking das principais atividades econômicas do Brasil, movimenta 52 mil empresas e gera cerca de 400 mil empregos.

Conheça as ações da indústria de óleo e gás para superar a Covid-19:

Doação de recursos para construção de hospital de campanha no Rio de Janeiro

O hospital contará com 100 leitos para UTI e outros 100 para enfermaria, além de estrutura equipada para atendimentos e exames com foco em tomografia digital, radiologia convencional, ultrassom, ecocardiograma e laboratório de patologia clínica. Serão gerados 1 mil empregos diretos e indiretos. A construção e operação desta nova unidade é liderada pela Rede D’Or.

Apoio à Fiocruz no programa Unidos contra a COVID-19

Contribuição com recursos financeiros para fortalecer o fundo emergencial que apoiará uma série de ações contra a pandemia, como a produção de testes moleculares e rápidos, a ampliação da capacidade de testagem de amostras e a realização de pesquisas relacionadas ao tratamento da enfermidade.

Comitê de Crise

Criação de comitê de crise para compartilhar as melhores práticas entre as empresas e desenvolver procedimentos para reduzir os riscos operacionais em operações onshore e offshore neste período de pandemia. Este trabalho inclui o estabelecimento de processos para garantir a saúde de embarcados, práticas sanitárias e atividades seguras em plataformas.

Grupo de Ação Humanitária

Ainda foi desenvolvido um grupo de ação humanitária – associado ao Comitê de Crise do IBP – que está em contato direto com o Ministério da Saúde, identificando os itens prioritários para a ajuda sanitária, ao lado da demanda e de quem pode ajudar, seja por meio de doações e/ou convênios com hospitais e universidades federais, centros de pesquisa, entre outras entidades locais.

Campanha “O essencial não vai faltar”

Assista ao vídeo-manifesto da campanha “O essencial não vai faltar”

Manifesto da campanha : https://www.youtube.com/watch?v=4lO-jUSc7x8

#EnergiaParaSuperar

Conteúdos mais acessados