Bacia de Campos: o começo da aventura em águas profundas

Setor
ATUALIZADO EM outubro 2021

A tecnologia brasileira para a exploração de petróleo em águas profundas é reconhecida no mundo todo. Graças a ela, descobrimos as grandes reservas do pré-sal e nos tornamos um dos maiores produtores do planeta. Mas como tudo começou? Em novo episódio da série sobre bacias sedimentares, apresentamos a Bacia de Campos, região que marca a grande aventura do país na extração de óleo do fundo do mar, pois o local foi um celeiro de inovações que projetou o Brasil internacionalmente.

Desde a descoberta de Garoupa, em 1974, e o início da produção em Enchova, em 1977, Campos cresceu e se tornou o principal polo produtor de petróleo do Brasil. A bacia foi durante décadas a plataforma de desenvolvimento tecnológico que fez com que a Petrobras superasse sucessivos recordes de Exploração e Produção (E&P) em águas profundas e se tornasse uma das petroleiras mais respeitadas do mundo.

Bacia de Campos: A “coroa” que anda é uma jóia”

Campos está localizada entre a cidade de Vitória, no Espírito Santo, e Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, numa região de 100 mil quilômetros quadrados. Em operação há mais de 40 anos, o desafio hoje é investir no aumento do fator de recuperação de petróleo em reservatórios de campos maduros, otimizando as instalações de produção e testar novos modelos que possam reverter a queda de produção no pós-sal.

Assista também no canal do youtube do Além da Superfície o primeiro episódio da série sobre bacias sedimentares, que apresenta a Bacia de Santos.