GNL, GNV e GLP: qual a diferença?

Setor > Gás Natural
ATUALIZADO EM outubro 2019

Qual a diferença entre GNL e GNV? E o GLP, é a mesma coisa que o GN? A sopa de letrinhas e perguntas é para falar do Gás Natural (GN).

Gás Natural (GN)
O Gás Natural é um combustível fóssil encontrado na natureza dentro de rochas porosas, resultado da degradação de matéria orgânica, como por exemplo: fósseis de animais e plantas pré-históricas. O GN é formado por uma mistura de componentes com predominância do metano. Por sua vez, o metano, para lembrar as aulas de química, é uma molécula formada por um átomo de carbono ligado a quatro átomos de hidrogênio (CH4). Mas, afinal de contas, o que diferencia cada uma das siglas acima?

O que é GNV?
GNV é o Gás Natural Veicular que, como o nome diz, é usado para abastecer veículos em substituição ao álcool e a gasolina. Ele é comprimindo, reduzindo seu volume em cerca de 200 vezes, nos postos de abastecimento, para ser então transferido para os cilindros de armazenamento dos veículos. Em 2018, o GNV foi responsável por 6% de todo o consumo de GN no país.

O que é GNL?
Já o gás natural liquefeito (GNL) é o gás natural (GN) no estado líquido. A liquefação (mudança física do estado gasoso para o estado líquido) ocorre após o resfriamento do gás natural à temperatura de 162º C negativos. Nessas circunstâncias, o GN tem seu volume reduzido em cerca de 600 vezes, o que facilita o transporte para grandes distâncias.

O GNL é transportado em navios capazes de manter o GNL em baixas temperaturas, por isso chamados criogênicos. Ao chegar a seu destino, o GNL é submetido a um processo físico de regaseificação, para ser injetado na malha de gasodutos e chegar ao consumidor final. Esse processo ocorre por meio da elevação da temperatura, feita nas unidades de regaseificação. O GNL passa de uma temperatura de 162º C negativos para cerca de 5º C positivos.

Hoje, o Brasil dispõe de três terminais de regaseificação de GNL, localizados no Rio de Janeiro, na Bahia e no Ceará. Outros dois projetos estão em andamento, em
Sergipe e também no Rio. Por meio desses terminais, o Brasil pode receber gás natural proveniente de outros países.

E o GLP?
Mais conhecido popularmente como gás de cozinha, o Gás Liquefeito de Petróleo é um produto diferente do gás natural e é adquirido em botijões. O GLP é formado por moléculas mais pesadas que o metano (CH4), com predominância de propano (C3) e butano (C4).