Conheça as principais fontes de petróleo do mundo, algumas delas estão no Brasil

Petróleo
ATUALIZADO EM outubro 2019

Recurso natural dos mais valiosos, o petróleo é a principal fonte de energia que move o Brasil e o mundo. Além do uso para a geração de energia elétrica e combustíveis para os meios de transporte, o setor de óleo e gás é peça-chave no desenvolvimento socioeconômico de países, estados e municípios que têm reservas significativas.

Do Mar do Norte à África, do Oriente Médio às Américas, o combustível fóssil se distribui em Reservas Provadas, que dependem de uma análise geológica e uma estimativa comercial de desenvolvimento de reservatórios, com grau elevado de certeza. Os principais detentores de petróleo no mundo já passaram por essas etapas de descoberta de fontes e análise de viabilidade de produção (que geralmente conhecemos por “fase de exploração”). Conheça alguns deles abaixo.

Saiba onde estão as 5 principais fontes de petróleo do mundo **
1 – Venezuela: o país latino-americano é o campeão em reservas de petróleo no mundo. Com cerca de 303,2 bilhões de barris, representa 17,9% da participação mundial de petróleo.

2 – Arábia Saudita: O país do Oriente Médio está em segundo lugar com 266,2 bilhões de barris em suas reservas e representa 17,2% das reservas mundiais totais. Um dos maiores exportadores de petróleo, é integrante da OPEP e tem grande importância estratégica no setor de óleo e gás.

3 – Canadá: As reservas canadenses possuem cerca de 168,9 bilhões de barris, representando 10% do total mundial. A maior parte do petróleo produzido no país é exportada para os EUA e Europa.

4 – Irã: O país, localizado na Ásia Ocidental, também integra a OPEP e aparece em quarto lugar na lista de maiores produtores. Estima-se que o Irã possua cerca de 157,2 bilhões de barris em suas reservas, equivalente a 9,3% das reservas mundiais.

5 – Iraque: Outro integrante da OPEP, o Iraque apresenta 148,8 bilhões de barris de petróleo e representa 8,8% da participação mundial.

O Brasil também está entre os mais importantes do mundo
Em 2018, as reservas provadas de petróleo alcançaram 12,8 bilhões de barris, representando 0,8% do total mundial. Estudos do INOG-UERJ (Instituto Nacional de Óleo e Gás da Universidade Estadual do Rio de Janeiro) estimam que somente o pré-sal pode ter cerca de 176 bilhões de boe (barris de óleo equivalente). Caso seja comprovado e produzido, o Brasil estará entre os principais produtores do mundo. Outro fator que coloca o pré-sal em evidência no cenário de óleo e gás mundial é que o óleo encontrado tem API acima de 31, ou seja, é um óleo leve, com alto potencial econômico e estratégico para o país. Os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo são os principais produtores de petróleo no país.

** dados retirados do site do IBP e referentes ao ano de 2017, com atualização em 2018