Transição energética e inovação ganham mais espaço na ROG.e em 2024

Transição Energética > Setor
ATUALIZADO EM janeiro 2024

Em um mundo em constante transformação, seguir evoluindo é fundamental. Um dos maiores eventos de energia do mundo, a Rio Oil and Gas evoluiu sua marca e agora se chama ROG.e. A feira, promovida pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), no Rio de Janeiro, já vinha tratando de temas que vão além do petróleo e do gás natural nas últimas edições, e vai apresentar em 2024 novos eixos temáticos para estar cada vez mais alinhada ao que vem sendo discutido globalmente na indústria. Questões como Transição Energética, Descarbonização, Transformação Digital e Inovação terão ainda mais espaço.

“A gente já vinha trabalhando conteúdos mais transversais nas últimas edições, mas achamos que esses temas deveriam ter ainda mais espaço. O que a gente vinha sentindo é que a marca do evento, o nome como estava, não representava mais o que vinha sendo destacado nas últimas edições. Temos feito um evento que acompanha a indústria e interage com diversas fontes de energia. Temos falado de matriz energética e oportunidades para o Brasil se conectar ainda mais com o mundo”, explica Victor Montenegro, gerente executivo de Eventos e Novos Negócios do IBP.

Na próxima edição, que será realizada entre 23 e 26 de setembro de 2024, a ROG.e terá como lema “Conectando Energias” e vai trabalhar sete eixos temáticos: os tradicionais Downstream; Midstream; Upstream; e Gás Natural, e os novos Soluções de Baixo Carbono; Pessoas, Cultura e Sociedade; Financiabilidade da Transição Energética; e Transformação Digital e Inovação.

Montenegro pontua que a entrada desses novos conteúdos contribuiu para o aumento do número de trabalhos técnicos recebidos para a próxima edição, batendo recorde de inscrições de sinopses.

“Tivemos mais de 1.600 sinopses recebidas nessa chamada de trabalhos, um número recorde, que superou e muito os da última edição. Em 2022, que foi um evento grandioso, um congresso com inscrições esgotadas, a gente teve 980 sinopses recebidas. Agora, tivemos um ganho de 60% em relação à última edição, foi muito acima das expectativas e o novo eixo Soluções de Baixo Carbono foi o terceiro bloco, de sete possíveis, com mais sinopses recebidas: foram 253 trabalhos para esse eixo”.

O executivo compartilha que outras duas novidades para a próxima edição são a maior internacionalização da ROG.e e o aumento de eventos paralelos, com o intuito de atrair um público ainda mais diverso. Em 2024, a feira vai ter espaços dedicados às discussões sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, um fórum exclusivo para as energias renováveis, além de uma arena para startups e estudantes.

“Temos a ambição de tornar o evento cada vez mais internacional e já temos confirmada a participação de importantes lideranças do setor de energia mundial, com uma programação de altíssimo nível. Teremos um fórum chamado iUP Innovation Connection, que é para startups e estudantes, o fórum Onshore, que é um evento bem tradicional e é um segmento que está bem aquecido também, além da arena Young Summit, que serve para atrair os jovens para nossa indústria. Nós teremos conteúdo para todos os públicos, todas as tribos nessa próxima edição”.

A 21ª ROG.e será ainda maior que edição passada 

A edição passada, em 2022, teve uma novidade considerada muito importante por Victor Montenegro, que foi a mudança do local de realização para o centro do Rio de Janeiro. Segundo ele, isso fez o evento ficar mais conectado à cidade e foi responsável pelo aumento de público de 40 mil para 58 mil pessoas.

“O evento acontecia num centro de convenções amplo e tradicional, mas em um formato que confina um pouco os participantes ao espaço do evento. Na última edição, nós levamos a feira para o centro da cidade. Foi um desafio enorme em termos de estrutura, mas, com isso, tivemos um evento muito mais conectado à cidade e com uma visão mais contemporânea. Foi muito legal ver as pessoas levando as outras de fora do Estado e do país para visitarem as sedes de suas empresas, participarem de eventos sociais, que aconteceram com essa mudança, e ocupando o centro da cidade que é casa do IBP há tantas décadas. Foi muito bom ver as pessoas ocupando a rede hoteleira e usufruindo dos atrativos da região com segurança. Atuamos junto dos órgãos públicos para reforçar a sensação de segurança e acolhimento durante o período do evento. Foi incrível”.

Em 2022, o evento ocupou uma área de 52 mil metros quadrados distribuídos pelo Boulevard Olímpico e teve mais de 450 expositores de 65 países. A expectativa de Montenegro para a próxima edição é de que o evento seja ainda maior, tanto em termos de estrutura quanto de público.

“Além de expandir o espaço físico do evento, a gente está evoluindo na parte de conteúdo e trazendo outros setores para o palco, para dividir e debater diferentes temas, como mudança climática, transformação digital, cidades inteligentes, mobilidade urbana. Uma série de assuntos que precisamos discutir, e a porta está aberta para vários players que estarão na programação da próxima edição. Nossa expectativa é que isso atraia uma diversidade e um número ainda maior de pessoas”.