OTC: indústria discute ampliação da geração de eólica offshore no Brasil

Transição Energética > Meio Ambiente
ATUALIZADO EM junho 2023

A geração de energia pelo vento em alto-mar, a eólica offshore, foi tema de um dos painéis na Offshore Technology Conference (OTC 2023), maior feira do setor de óleo e gás, que foi realizada em Houston (EUA). Especialistas e líderes de empresas brasileiras falaram sobre a necessidade de ampliar a geração desse tipo de energia. Nas próximas décadas, deve ser investido US$ 1 trilhão nesse mercado, aponta a consultoria Wood Mackenzie.

O potencial do Brasil em geração de energia eólica offshore equivale a 50 usinas hidrelétricas como a de Itaipu, o que em números representa 700 GW em produção com profundidade de até 50 metros. Um outro dado importante é que cada 1 GW de geração de energia pelo vento em alto-mar pode criar até 14.600 empregos na cadeia produtiva do segmento, segundo um estudo dinamarquês.

Atualmente, cerca de 177 GW em projetos de eólica offshore estão em processo de licenciamento ambiental no Brasil, o que mostra o interesse do mercado em desenvolver a energia no país.

“Esse é um novo segmento global que encontra no Brasil perspectivas favoráveis do ponto de vista de infraestrutura, capacidade técnica e estabilidade jurídico-regulatória. O ambiente no Brasil para o avanço das eólicas offshore é um dos mais atrativos do mundo”, disse Fernanda Delgado, Diretora-Executiva Corporativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), durante o painel na OTC.

A gerente de desenvolvimento de negócios em eólica offshore da TotalEnergies no Brasil, Fernanda Scoponi, afirma que o país precisa construir um arcabouço regulatório. “Um dos desafios é o aspecto regulatório, com a constituição dos primeiros leilões, com critérios técnicos e econômicos. Do ponto de vista empresarial, a estabilidade das regras incentiva o investimento, com competitividade entre os players”.

Atualmente, o Projeto de Lei 576/2021, que trata da criação de um arcabouço regulatório para o segmento, está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Saiba mais sobre Eólica Offshore
https://alemdasuperficie.org/setor/eolica-offshore-a-forca-do-vento/