Rio Oil & Gas discute futuro da energia em um mundo em transformação

Especiais
ATUALIZADO EM novembro 2020

Um dos maiores eventos de petróleo e gás no mundo, a Rio Oil & Gas 2020 será pela primeira vez 100% digital. Com o lema “Energia para um mundo em transformação”, o evento vai reunir entre os dias 1 e 3 de dezembro os maiores especialistas do setor, executivos das principais empresas do Brasil e do mundo e representantes da indústria. Em uma plataforma exclusiva, o congresso terá sessões especiais, mesas redondas ao vivo, debates, playlist de trabalhos técnicos, espaços para networking com chat, vitrines virtuais e salas imersivas dos patrocinadores.

Entre as novidades desta edição estão os debates com executivos das principais companhias de petróleo, os CEO Talks; parcerias com as maiores consultorias do mundo; votação para escolha de trabalhos técnicos; o Starting Up, uma programação dedicada à startups; e a mudança no calendário. A Rio Oil & Gas, que sempre foi bienal, vai acontecer nesta edição em anos consecutivos, com formato digital em plataforma exclusiva em 2020 e, em 2021, em um modelo híbrido, em setembro .

“A Rio Oil & Gas é baseada em três grandes fundamentos. O primeiro é gerar conhecimento, por isso temos o congresso. O segundo pilar é expor as marcas e patrocinadores, o que ocorre na exposição. E o terceiro, e mais importante, é o networking. A plataforma virtual exclusiva da Rio Oil & Gas foi elaborada para atender esses três pilares.Com a inscrição de congressista, a pessoa poderá participar dos eventos, visitar os estandes virtuais, marcar reuniões, interagir com outros congressistas e com palestrantes, entre outras funcionalidades”, explica Cristina Pinho, Chair do comitê organizador desta edição da Rio Oil & Gas.

Para os CEOs Talks já estão confirmados Roberto Castello Branco, Anders Opedal, Patrick Pouyanné, Ricardo Mussa, Rafael Grisolia e Marcelo Araujo – presidentes da Petrobras, Equinor, Total, Raízen, BR e Ipiranga, respectivamente. Os executivos vão discutir, entre outros temas, os desafios do pré-sal e recuperação do mercado de petróleo e gás no Brasil.

Outros executivos e especialistas confirmados são: Andrew Gould (Schlumberger), Arnaud Breuillac (Total), Erik Oswald (ExxonMobil), Jason Bordoff (Columbia SIPA), Mauricio Cárdenas (Center on Global Energy Policy) e Wael Sawan (Shell).

Nesta edição, a Rio Oil & Gas tem como parceiros de conteúdo cinco das maiores consultorias do mundo. IHS Markit, LHH, Bain & Co, BCG e McKinsey & Company desenvolveram junto com o IBP as discussões sobre os principais desafios do setor nas sessões Diálogos da Rio Oil & Gas. Entre os temas, a geopolítica em mundo em transição, competitividade no upstream, abertura do setor de gás natural e o novo mercado de downstream.

Daniel Yergin é presença confirmada na Rio Oil & Gas
Daniel Yergin, uma das mais respeitadas autoridades mundiais em energia e economia confirmou presença nesta edição da Rio Oil & Gas. Ele vai falar numa sessão exclusiva no dia 1º de dezembro, às 13h10. O Vice Chairman da IHS Markit lançará seu novo livro – “The New Map: Energy, Climate and the Clash of Nations” – durante o evento. Ganhador do Pulitzer, Yergin é membro do Conselho de Relações Exteriores dos Estados Unidos, membro do Energy Governors of the World Economic Forum, além de bacharel pela Yale University e Ph.D. da Universidade de Cambridge.

Também pela primeira vez, o público teve a chance de votar nos trabalhos técnicos. O público escolheu os seus trabalhos preferidos entre os mais bem avaliados pelo comitê técnico. Os autores dos projetos mais curtidos de cada bloco temático vão compor uma mesa técnica ao vivo durante o congresso. Foram contabilizados mais de 17.000 votos.

Conexão com startups
Aberto ao público, o Starting Up será um espaço de conexão da indústria com a “startupeiros”, acadêmicos, jovens profissionais e empreendedores. No dia 30 de novembro, haverá debates sobre oportunidades de investimento e o futuro do setor, além de troca de experiências com quem já está escalando. A programação também conta com uma apresentação de projetos de startups para um júri de notáveis da indústria de energia e venture capital.

Durante os dias do evento, a plataforma digital permitirá o acesso sem custos às sessões “Diálogos da Rio Oil & Gas”, ao Starting Up, à playlist de trabalhos técnicos e aos trabalhos técnicos no canal On Demand, bem como as vitrines virtuais dos expositores e as salas imersivas dos patrocinadores. A programação da Rio Oil & Gas está dividida em sete blocos temáticos. Entre eles, exploração & produção, midstream/downstream, offshore, transição energética, gás natural, transformação digital e gestão da indústria.

Quem se inscrever e adquirir o ingresso pago terá funcionalidades exclusivas até agosto de 2021, como ter seu próprio perfil profissional, montar sua agenda personalizada para o evento, fazer networking com outros participantes por áreas de interesses, chat com usuários da plataforma, agendamento de reuniões com representantes das empresas expositoras e patrocinadoras, além do acesso a todas as sessões do congresso ao vivo. Além disso, o participante poderá assistir às gravações das sessões, quando quiser, no canal On Demand. Realizada em 2018, a última edição da Rio Oil & Gas atraiu 42 mil pessoas e 480 marcas.

A Rio Oil & Gas tem patrocínio da Petrobras, Equinor, Shell, BR Distribuidora, Ipiranga, BP, Chevron, ExxonMobil, Raízen, Total, Petrogal Brasil, Repsol Sinopec, Braskem, Ecopetrol Brasil, Enauta, Petrorio, Salesforce, Dow, TBG, Techint, Solvay, Vallourec e Wintershall Dea.

Saiba mais sobre a Rio Oil & Gas 2020:
COMPETITIVIDADE E RESILIÊNCIA: ELEMENTOS CENTRAIS PARA OS PROJETOS OFFSHORE
“TRANSIÇÃO ENERGÉTICA É UMA AGENDA DE TODOS”
RIO OIL & GAS DISCUTE OS DESAFIOS DO NOVO MERCADO DE GÁS NATURAL

Conteúdos mais acessados