Neste 16 de outubro, celebra-se o Dia da Ciência e Tecnologia, data que serve de convite à reflexão sobre o papel transformador da pesquisa científica e da inovação tecnológica na sociedade. Muito além dos laboratórios e centros de pesquisa, os avanços desenvolvidos no setor de ciência e tecnologia frequentemente ultrapassam fronteiras, encontrando aplicações em áreas diversas do cotidiano.
Do petróleo à medicina, da física à agricultura, muitas das soluções que, hoje, são consideradas indispensáveis nasceram de iniciativas voltadas para desafios específicos e, com o tempo, foram adaptadas e disseminadas em larga escala.
Por isso, o Além da Superfície traz exemplos de cinco tecnologias que foram desenvolvidas pela indústria de petróleo e gás, mas são utilizadas em outros setores:
Planta de tratamento: inicialmente aplicada para tratar a água do mar utilizada na injeção em reservatórios, essa tecnologia passou a ser amplamente empregada na produção de água potável em regiões áridas e em sistemas de abastecimento urbano.
Veículo submarino com operação remota: amplamente utilizados na inspeção e manutenção de instalações submarinas, os ROVs também são aplicados em pesquisas científicas para o mapeamento de ecossistemas marinhos e monitoramento da biodiversidade em áreas de difícil acesso.
Interpretações de modelos de fluxo de reservatório: ferramentas e algoritmos originalmente criados para simular o comportamento de fluidos em reservatórios de petróleo vêm sendo adaptados para melhorar a análise de exames de imagem, como ressonâncias magnéticas, e para estudar a propagação de tumores e outras dinâmicas biológicas complexas.
Parques eólicos offshore flutuantes: com base na experiência em plataformas flutuantes de produção, a engenharia naval e offshore do setor de O&G contribuiu para o desenvolvimento de estruturas de geração eólica em alto-mar, que aproveitam ventos mais intensos e constantes, aumentando a eficiência da geração de energia renovável.
Armazenamento geológico de CO2: técnicas de injeção de gases em reservatórios subterrâneos, originalmente empregadas para recuperação avançada de petróleo, evoluíram para aplicações voltadas à mitigação das emissões de carbono, contribuindo para a transição energética e o combate às mudanças climáticas.
A trajetória da ciência e da tecnologia no setor de petróleo e gás mostra que investir em conhecimento e inovação é investir no futuro. As soluções criadas para atender aos desafios energéticos de ontem continuam a gerar benefícios concretos para a sociedade de hoje e abrem caminho para um amanhã mais sustentável, conectado e inteligente.