Conheça as qualificações fundamentais para trabalhar no setor de óleo e gás

Emprego > Oportunidade
ATUALIZADO EM outubro 2019

A falta de empregos tem afetado diversos setores da economia. Porém, com o reaquecimento do setor de óleo e gás, esse cenário pode ser revertido nos próximos anos. A tendência é que surjam novas oportunidades para quem quer começar a trabalhar com petróleo ou deseja se reinserir no mercado.

Novas oportunidades

Atualmente, a indústria de óleo e gás está em crescimento e tem dados positivos: salários atrativos – o setor chega a pagar em torno de 3,8 vezes mais que outros da indústria – e cerca de 99% do mercado de trabalho é composto por brasileiros. Essa geração de empregos ocorre principalmente nas fases de exploração e produção e um estudo do GEE/UFRJ (Grupo de Economia da Energia) estima que, caso ocorra a entrada de 20 novos FPSOs (tipo de embarcação utilização na produção e estocagem de óleo e gás, também chamados de navios-plataformas), serão abertas 230 mil oportunidades de emprego e que gerarão até R$20 bilhões de renda.

Quais os pré-requisitos para aproveitar as vagas do setor?

Para aproveitar esses benefícios, o profissional precisa ter habilidades, conhecimentos mínimos e, principalmente, interesse em se aperfeiçoar no setor. Como primeiro passo, um curso tecnólogo de petróleo e gás ajuda a fornecer aos interessados o aprendizado primário para iniciar a carreira. Para obter uma estabilidade financeira é necessário comprometimento com o trabalho e muito estudo. A qualificação tem que ser frequente, podendo ser estendida para a graduação, pós-graduação e demais títulos e especializações acadêmicas. Mas não se preocupe, o setor abrange diversos departamentos, com formações para todos os gostos.

Por ser um mercado que rompe barreiras nacionais, conhecimento de um segundo idioma pode ser um diferencial na hora da contratação e abrir oportunidades de trabalho em plataformas e/ou empresas multinacionais situadas no Brasil e em outros países.

Com tantos atrativos, não há dúvidas que o setor de óleo e gás é super estratégico para a economia nacional e mundial. Geração de empregos e salários altamente competitivos no mercado, geram renda para as pessoas e arrecadação aos governos em todas as esferas.